O site pretende explorar temas da psiquiatria e conceitos da psicologia jungiana em filmes de cinema.

Armazenados

ATENÇÃO: A HISTÓRIA DO FILME PODE SER REVELADA NO POST. FICA A SUGESTÃO DE ASSISTÍ-LO PREVIAMENTE.

O FILME ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NO NETFLIX

H1iT7hgkG_Warehoused_Filmmelier_pt-BR

Sinopse: Durante cinco dias acompanhamos a rotina de trabalho de um senhor prestes a se aposentar e o jovem aprendiz que ficará em seu lugar.

“Armazenados” é um filme, acima de tudo, singelo. Carrega o sentido daquilo que é genuíno e simples, sem sofisticação ou enfeites. Nem por isso vem a ser raso ou banal. Pelo contrário, transborda de inocência e possui a profundidade incomensurável que é possível às almas humanas enquanto compartilham o mesmo tempo e espaço.

O filme apresenta a convivência do Sr Lino que irá se aposentar e o jovem Nim que o substituirá e todos os contrastes que vão surgindo desta relação. Do ponto de vista psicológico, os personagens podem ser compreendidos como representações de duas instâncias psíquicas presentes em todos nós denominadas puer e senex (o jovem e o velho). São formas de existir ou padrões de comportamentos que possuímos e expressamos em menor ou maior grau dependendo da situação e de nossa maneira de ser no mundo. Por caracterizarem polos ou extremos, são plenas de contrastes e caminham juntas em nossa psique, embora muitas vezes não sejamos capazes de vivê-las em equilíbrio. Há, ou deveria haver, em todos nós, um jovem que brinca e improvisa vivendo lado a lado com um velho responsável e fundamentado em suas verdades. Ao longo da vida há uma tendência natural ao amadurecimento e substituição da fantasia pela realidade, da brincadeira pela seriedade. Mas não é saudável, psiquicamente, permanecermos fixados num polo, identificados com o jovem que não amadurece ou com aquele que parece ter nascido velho.

images (9)Na película, o jovem Nim entra na vida do Sr Lino e vice-versa e a interação transforma a vida dos dois. Nim carrega a capacidade de mudar, a curiosidade, a novidade, a desordem, a irresponsabilidade, o movimento. Na figura do Sr Lino enxergamos o peso da realidade, a lentidão, a rigidez, a negatividade, a certeza, “os pés no chão”. E fixado na dinâmica Senex, percebemos que o Sr Lino está cristalizado em suas regras e verdades vazias, tal o armazém onde se encontram. Nim, pueril e irresponsavelmente, “bagunça” as certezas vigentes e consegue, por fim, um mastro que poderá redirecionar os rumos da vida do velho Lino que sai transformado dessa relação com o jovem. Nim, por sua vez, é inserido no mundo da ordem, dos horários e dos deveres e suporta suas continências e limites, rumo ao amadurecimento.  

Nim dissolve, Lino cristaliza. E a vida deve fluir nesse meio do caminho. O jovem mente para o mundo buscando mudança e o velho mente para si mesmo a fim de não precisar enfrentá-la. Mas o jovem deve aprender a suportar a realidade e suas limitações, assim como o velho deve aprender a enfrentar as incontinências das novidades.

images (10)

Nos tornaremos mais inteiros se formos capazes de, respeitando o mastro do destino, alterarmos  nossos rumos, afrouxando-nos em jovialidade ou retesando-nos em certezas, conforme os ventos das mudanças soprarem em nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Curta nossa página!

Siga o site para receber notificações sobre as postagens!

Copyright 2017 Psique Cinema - Todos os direitos reservados.